estado suporta mais de metade dos portugueses



Entre salarios, reformas e subsídios, ao todo, são mais de quatro milhões e meio de portugueses que vivem na depência do Estado. A maior fatia vai para os reformados e funcinários públicos

No final de de 2006 contavam-se cerca de dois milhões e setecentes mil reformados e 737 mil funcinários públicos, números ue implicam uma grande fatia do Orçamento do Estado.
No entanto, esta despesa suportada pelo Estado não tenderá a aligeirar com o temp, pois um estudo realizado pela "Associação Portuguesa das Famílias Numerosas" calcula qua a população portuguesa vai continuar a envelhecer, o que pressupõe um consequente aumento dos reformados e da despesa do Estado.

Erosão da Pirâmide etária

Um decréscimo acentuado da taxa de natalidade, menos de 40 % de crianças em idade de entrar no ensino obrigatório, menos 30% de jovens com 18anos e uma redução de 60% no número de jovens com 21 anos, idade para entrar no mercado de trabalho. Este é o mais provável dos cenários para a realidade portuguesa nos próximos 40 anos. No entanto, todos os cenários apontam para um aumento da população mais velha, com o número de idosos por cada 100 jovens a passar os actuais 115 para 275, espera-se desta forma, uma "forte erosão da base da pirâmide etária portuguesa", de acordo com o estudo divulgado.

retirado do jornal "Folha de Portugal" ediçao nº162 Ano 2007

Sem comentários: